Receitas e Dicas

Vou reunir aqui algumas dicas práticas e links de receitas que vamos incorporando ao longo deste mês. Segue o sumário:

1. Manteiga Clarificada
2. Creme de côco
3. Bebidinhas
4. Arroz de couve-flor
5. Chips de legumes assados


1. MANTEIGA CLARIFICADA

Nós já costumávamos usar bastante a manteiga no preparo de alimentos. Mas a manteiga comum tem lactose, um dos itens proibidos no programa. Então uma boa opção é a manteiga clarificada ou Ghee. O processo de preparo é simples e tem uma boa descrição de como se prepara AQUI e AQUI.

É rapidinho de fazer e uma vez pronta é só colocar na geladeira e voilá, sempre que precisar tá facinho!


2. CREME DE CÔCO - não funcionou...

Li no livro sobre ter sempre creme de côco na geladeira para diversos usos, substituindo o creme de leite. Me empolguei com a facilidade para "preparar" o creme: segundo o livro é só colocar o leite de côco na geladeira e ele naturalmente vai criar duas camadas, embaixo fica a água e em cima o creme. Lá fui eu colocar duas garrafinhas de leite de côco num vidro com a boca larga para poder tirar o creme com uma colher e coloquei na geladeira. Faz 4 dias e nada de separar as coisas!!! Não sei se tem a ver com pureza, com a qualidade ou com o quê, mas a primeira tentativa não deu certo. Nós estamos usando como leite de côco mesmo. Se alguém souber o jeito certo de fazer, diz aê! ;)


3. BEBIDINHAS

Nós aqui em casa gostamos muito de bebidinhas geladas na hora das refeições e ao longo do dia. Antes do programa costumávamos tomar suco (natural porém adoçado), refrigerantes, cerveja, etc. Então que quando começamos o programa, a primeira impressão era a de que ficaríamos só na água... mas logo a gente vai descobrindo que tem muuuuita opção de bebidinhas gostosas que não levam açúcar, glúten, etc. O próprio livro traz algumas receitas.
Por aqui o que mais temos bebido é chá gelado. Preparamos uma jarra grande de chá (hortelã, capim cidreira, camomila, etc) e colocamos na geladeira. É uma delícia, e super refrescante, principalmente o de hortelã. Outra opção é água com gás saborizada. Dá pra colocar frutas no copo ou mesmo preparar uma jarra com frutinhas no fundo. Fica lindo e gostoso!
Quanto aos sucos de fruta, os autores do programa não recomendam que se tome com muita frequência, pois por mais natural que seja, o suco acaba concentrando uma grande quantidade do açúcar da própria fruta. Mas de vez em quando cai super bem um suco de melancia, por exemplo!! Rapidinho de fazer e fica muuuito bom.
Temos bebido também água de côco, mas se for o de caixinha é preciso ler atentamente o rótulo!! Descobrimos que poucas marcas usam só água de côco natural!!
Essas opções são das mais basiquinhas e fáceis de ter sempre a mão, mas dá pra inventar muita coisa!! Outro dia eu fiz um suco de maracujá, mas não dava pra tomar puro, fica muito azedo. Então espremi uma laranja e piquei uma maçã, bati tudo junto, com gelo, no liquidificador e voilá! Ficou ótimo!


4. ARROZ DE COUVE-FLOR

Pra dar uma variada nos acompanhamentos, resolvi preparar o couve-flor de uma maneira diferente. Eu costumo fazer frito, na manteiga, fica crocantinho, uma delícia! Mas já estava ficando repetitivo. Então achei uma receita de arroz de couve-flor (Aqui) e resolvi experimentar. Ficou muuito bom!!! E agradou tanto que dois dias depois já fiz de novo, he he he...


5. CHIPS DE LEGUMES ASSADOS

No final de semana recebemos alguns amigos e a idéia era servir petiscos pra gente comer no jardim. Fiquei pensando no que poderíamos inventar até que achei uma receita de chips de legumes (Aqui) e lá fui testar! Fiz de batata-doce e de abobrinha. O de batata-doce deu certo, ficou bem gostoso e crocante, já o de abobrinha não funcionou, ficou molenga. Talvez eu tenha deixado tempo de menos no forno, preciso tentar novamente.
Hoje fiz chips de berinjela, deu certo na aparência, mas não no sabor. Alguns torraram demais e ficaram amargos.
Acho que algumas coisas são importantes para dar certo: a espessura da fatia (não pode ser finíssima, mas também não pode ser grossa); secar bem as fatias antes de ir ao forno, eu coloco sobre um papel toalha e e dou uma "prensadinha" com outro por cima, para absorver bem a umidade; e, por fim, a temperatura e tempo de forno. Aí tem que ir testando porque cada forno tem seu jeitão de funcionar.

Fatias de berinjela "secando" para ir ao forno




Nenhum comentário:

Postar um comentário