quarta-feira, 15 de março de 2017

Faltou falar sobre o fim!!


30 dia concluídos...

A falta de notícias não foi abandono, foi apenas uma pausa, ha ha ha... Na correria dos dias ficou faltando falar sobre a "cereja" do bolo, ou melhor, bolo não porque não pode!! rssss...

Fechamos os 30 dias de programa há pouco mais de duas semanas. Em pleno feriado de carnaval! Por ter sido no feriado, aconteceu de fecharmos o programa separados. Ismael ficou em casa trabalhando e eu e Quim viajamos com meus pais. Então foram dois processos diferentes e devo admitir que Ismael ganhou de mim no quesito disciplina! Ele fez direitinho a reintrodução gradual - um grupo alimentar a cada 3 ou 4 dias - e demorou até um pouco mais, pois laticínios e glúten demorou mais para voltar a consumir.


Um brinde para celebrar os 30 dias de aprendizado!!! Adorei quando os autores
escrevem sobre o 31˚ dia, "... e agora? Beba uma taça de vinho para comemorar!".
E o mais legal é que este brinde fizemos 10 dias depois, para comemorar o aniversário do Ismael! =)

Reintrodução
Pra mim foi um pouco mais complicado. No hotel onde ficamos hospedados nem sempre tinham opções 100% viáveis, então eu fui tentando equilibrar as coisas, mas acabei consumindo glúten, leite e açúcar antes da hora. Sem contar que feriadão, calor, boa companhia... acabou rolando choppinho e vinho branco geladinho... rssss... Tenho a meu favor que (com excessão do álcool e de uma fatia de cheesecake que escolhi consumir) fiz as melhores opções possíveis a cada refeição, ou seja, não liberei geral.
O que percebi é que fica realmente difícil manter o programa fora de casa. Por exemplo, logo de cara, a caminho de nosso destino fizemos uma parada para lanche. A única opção totalmente viável era uma salada de frutas no potinho que parecia estar ali há 3 dias, não tive coragem. Acabei pegando um espetinho de frango, mas que era empanado, ou seja, glúten. Isso que eu tinha levado um lanchinho para a viagem, com frutas e chá, mas o trajeto era longo...

Outra percepção importante deste processo de finalização do programa é que a gente sente quase um "medinho" de voltar a consumir as coisas "proibidas". É inconsciente, mas é como se aquilo que não consumimos por 30 dias fosse nos fazer mal e a gente se pergunta se vale mesmo a pena voltar. Sabemos que não é necessariamente assim, afinal leguminosas, cereais, grãos etc., fazem parte de uma mesa saudável. Em relação ao açúcar, leite e glúten esta sensação é ainda maior porque esses são vilões escancarados! rssss...

Mudança de hábitos
O que acontece, e esta é justamente a ideia do programa, é que mesmo reintroduzindo esses grupos alimentares para analisar seu impacto sobre nosso organismo, passamos a consumir muito menos. A mudança de hábito acontece de fato. De uma forma geral, nossas refeições não mudaram muito do final do programa pra cá, com excessão de um feijão num dia, um milho cozido em outro. O que mudou foi nossa despensa. Decidimos que alguns itens não devem voltar em definitivo, ou pelo menos por um bom tempo: açúcar refinado, óleo comum de cozinha, arroz branco, farinha de trigo, sucos artificiais são alguns deles. Por outro lado, algumas novidades vieram pra ficar: ovo caipira, tapioca, diferentes tipos de farinha (de arroz, de aveia, de côco...); manteiga clarificada, óleo de côco e azeite de oliva virgem para cozinhar; versões sem glúten e sem lactose de alguns alimentos, etc.
Logo que o programa acabou, demos uma relaxada nas compras da semana e de repente nos vimos loucos sem ter opções de coisas para preparar em casa, ou seja, essa também é uma mudança que veio para ficar: a organização!

Resultados
Antes de falar sobre pesos e medidas, os autores do livro recomendam que a gente faça uma leitura dos outros benefícios que o programa trouxe. Claro que pelo fato de sermos duas pessoas diferentes as percepções também foram diferentes, mas de uma forma geral, a melhora na qualidade do sono, no humor e no nível de energia foram unânimes. Eu senti uma mudança ótima na pele, já Ismael sentiu uma melhora inicial na psoríase, que retrocedeu durante o programa ainda, ou seja, não teve melhora significativa. Minha rinite alérgica e bronquite sumiram completamente nestes 30 dias e depois da reintrodução alimentar já deram o "ar da graça" (humpf!). Antes do programa Ismael vivia a base de sal de frutas e hidróxido de alumínio por conta de crises de asia e refluxo. Estes sintomas sumiram completamente! E como ele tem mantido a base da alimentação, nunca mais precisou tomar os medicamentos. Viva!!

Não vou negar que eu estava muito ansiosa para ver o resultado na balança e na fita métrica! Estes parecem ser os mais palpáveis!! he he... Nós fizemos registros iniciais, inclusive com fotos, mas são impublicáveis, rssss... então, quanto aos dados, aí vão os números:


Ambos perdemos 5 kg e ele perdeu 7 cm e eu 5 cm de cintura!! Ficamos muito felizes com os números!!! Fizemos as fotos do "depois" também e embora continuem impublicáveis, rssss... é impressionante como dá pra ver a diferença! Nestas duas semanas que se seguiram, Ismael continuou perdendo peso (falei que ele está mais disciplinado do que eu!!) e já se foram mais 2,5kg. Nós dois não víamos os números atuais da balança há uns bons anos!

É comum que homens percam mais peso do que as mulheres num mesmo período (dessas injustiças da vida) mas acho que o que contou para que nós dois perdêssemos o mesmo peso é que eu voltei a correr neste período.

Bora lá continuar exercitando... e que vire rotina!!

Nossa conclusão sobre este programa, e na verdade sobre qualquer programa que se proponha a mudar hábitos e melhorar a qualidade de vida, é que vale muito a pena! Para nós ampliou o conhecimento sobre o que estamos comendo, nos deu mais informações e base para fazer escolhas inteligentes e nos ensinou a criar uma rotina que facilite fazer as opções corretas. Percebemos que "comer certo" não precisa, e nem deve, ser a exceção e sim uma orientação para qualquer evento que inclua comes e bebes, desde as refeições do dia-a-dia até recepções, programas sociais, saídas para comer fora, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário