sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Ainda sobre o Dia 01 - Os primeiros passos da dança

Resumão! (Imagem: cfp9.com/blog/2015/9/30/whole30)

Nós decidimos a data de início do programa com base em dois critérios:
- Eu queria ler o livro inteiro antes de começarmos.
- Tínhamos alguns eventos e viagens em janeiro que não combinavam nadica com dieta.

Ter uma data em mente é muito bom, pois a gente vai se preparando emocionalmente e também de forma prática. Nosso dia foi 26 de janeiro. Exatamente uma semana depois de voltar da viagem de férias. Tivemos uma semana para acabar com alguns dos suprimentos proibidos que havia em casa, para providenciar itens indispensáveis para o programa e até para organizar "despedidas" da antiga vida de comilanças!! Rssss... Claro que o objetivo não foi a "despedida", mas coincidentemente, no dia derradeiro antes do Início Oficial, recebemos amigos para o almoço (cardápio: lasanha, saladas e vinho) e fizemos uma soirée à noite com outro grupo de amigos (cardápio: pizza delivery e muita cerveja!)

E para apimentar o desafio logo de cara, nos demos conta que tínhamos marcado com outro casal de amigos um lanche em casa justo na primeira noite! Nosso pensamento inicial foi de que teríamos que desmarcar, afinal não poderíamos pedir pizza!! (Pense se não estava mesmo precisando mudar alguma coisa por aqui?!...). Mas não, afinal uma das coisas que combinamos foi a de que nossa vida social não seria abalada por estarmos fazendo uma dieta. Por fim decidimos preparar hambúrgueres caseiros, com opção de saladas, pão, ketchup, maionese, etc. Sendo que a nós estavam liberados os dois primeiro itens. Funcionou super bem! Na próxima podemos elaborar um pouco mais e preparar nossa própria maionese, molhos, etc.

O livro nos dá uma ótima noção do programa como um todo, mas quando começamos a praticar é que nos damos conta de como estamos condicionados a certas facilidades nada saudáveis em nosso dia-a-dia. Por isso, o legal de estudar a proposta antes de começar é conseguir praticar uma das regras básicas apontadas no livro: organização! Primeiro que já começamos sabendo exatamente o que pode ou não consumir, quais são as alternativas, o que esperar na primeira, segunda, terceira e quarta semanas e, segundo, podemos providenciar o necessário para não começar a dieta no atropelo. Ou pelo menos tentar! he he...

A preparação consiste em dar uma abastecida na despensa fazendo algumas substituições. Saca Bela Gil? É bem por aí... Você pode substituir o óleo de soja por óleo de côco, por exemplo! Suspende a manteiga e coloca no lugar a manteiga clarificada. Dá um fim no creme de leite e prepara o creme de côco, enche as prateleiras de latas de atum, vidros de azeitona, palmito, etc. Nós resolvemos tirar do caminho tudo o que não devemos usar nestes 30 dias e deixar bem a mão o itens permitidos, assim facilita a vida, né?

O leite de côco e a manteiga clarificada prontos para ir para a geladeira (receitas e dicas no Menu acima)

Depois de uma ou duas horas na geladeira a manteiga volta a endurecer e está pronta para ser usada!

Dentre várias coisas que o programa apresenta uma das que mais estou curtindo é que um dos princípios do método é passar 30 dias comendo "comida de verdade", ou seja, é colocar a mão na massa e preparar tudo, desde molho de tomate, caldo de carne, maionese e temperos até os pratos em si. Ou seja, totalmente sem industrializados! Sempre tive vontade de aderir a essa cozinha mais natural, mas confesso que meu amor pela culinária é algo em desenvolvimento, eu ainda preciso de muuuita motivação para algumas iniciativas. No momento minha motivação é de mil porcento!!

O livro traz muitas receitas e dicas, inclusive sobre utensílios indispensáveis numa cozinha preparada para este objetivo. Aprendi, por exemplo, que para fazer espaguete de abobrinha usar um ralador julienne ajuda muito! Então a ideia é equipar a cozinha aos pouco$ para que esses utensílios sejam muito usados durante e depois dos 30 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário