quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Dia 01 - Um jeito novo de dançar - "escolhendo a música"

Primeiro café da manhã do primeiro dia: Ovos mexidos com lombo defumado, chá de hortelã e salada de frutas


Hoje maridón e eu estamos começando um programa de reeducação alimentar que propõe uma nova relação com os alimentos e uma nova percepção de seus efeitos sobre nosso organismo. Não é uma dieta de emagrecimento, é mais um start para criar novos hábitos que, esperamos, tenham reflexos positivos em nossos níveis de energia, qualidade de sono, saúde como um todo e, vejam só, perda de peso!! he he he... quem não quer, afinal?!!

O programa dura 30 dias. Só 30 dias. Serão 30 dias sem consumir: álcool, açúcar, laticínios, grãos e leguminosas. Estão liberados: frutas, carnes, legumes, verduras, gorduras "boas", café, chá, sucos naturais... é muito mais coisa liberada do que proibida, não é minha gente?!! he he he...

Passados os 30 dias, os grupos alimentares proibidos serão reintroduzidos aos poucos para que a gente tenha tempo de perceber seus efeitos negativos, ou não, em nosso organismo. Assim entendemos que teremos a chance de administrar melhor nossa alimentação e incorporar hábitos mais saudáveis em nosso dia-a-dia.

A ideia não é focar no emagrecimento, por isso faremos um registro inicial de nossos pesos, medidas e taxas (exame de sangue) para comparar no final do processo. Sem pesagens durante o processo.

Há algum tempo estamos querendo dar uma mudada em nossa dieta, fazer diferente, fazer melhor, mas sem uma orientação clara fica difícil, a gente não sabe bem por onde começar e nem para onde ir... Ano passado eu fui a uma nutricionista e a um endocrinologista, mas não me senti orientada e sim "empacotada" naqueles programas de produção em massa. Não gostei.

No final do ano eu fiz uma breve, confesso que muito breve, pesquisa sobre o que havia de literatura disponível no mercado sobre saúde, dieta, reeducação alimentar - na verdade eu queria encontrar algum livro para sugerir ao meu amigo secreto da família e comecei a procurar na internet, às cegas - foi quando me deparei com o livro que estamos seguindo.

Minha intenção não é fazer propaganda, mesmo porque estamos apenas começando, ainda não sei qual será o resultado final e eu não estou ganhando nada pra isso, he he he... mas como nossa ideia é seguir este programa específico, não tem como não mencioná-lo, então o livro sobre o qual me debrucei no mês de janeiro foi 30 Dias Para Mudar - Whole30, onde todo o programa é bem fundamentado e explicado de maneira bastante convincente.

Quanto ao Blog, resolvi registrar o processo aqui porque 1. eu adoro blogs!; 2. acho que os registros são uma forma de manter a motivação; 3. alguns amigos com quem conversamos sobre este "projeto" se interessaram em saber como funciona, então voilá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário