segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Dia 05 - Entre erros e acertos...

Ontem tivemos uma experiência frustrante, e engraçada! Estávamos no supermercado, reabastecendo a despensa e tendo mil idéias sobre o que inventar de diferente para comer, quando Ismael me chama para ver uma coisa. Descobrimos que já tínhamos pisado na bola algumas vezes quando lemos os rótulos de todas as marcas disponíveis de salame italiano. Todas continham ou açúcar, ou leite em pó entre seus ingredientes...

Imagem do site Segredos do Mundo, onde aliás tem um breve, mas esclarecedor,
artigo sobre como ler rótulos. Para acessar, clique AQUI.

No primeiro dia do programa, Ismael foi a feira e trouxe um salame entre outras coisas. Eu não lembrava, assim de cabeça, se era permitido ou não (sabe preguiça de procurar no livro?). Mais tarde fomos ao mercado e fui procurar os salames embalados para ler os ingredientes, fiquei feliz ao constatar que estava liberado e até compramos mais... Nós comemos um pouco em duas ou três ocasiões até ontem, e ainda brincamos que era um ótimo snack para enganar a fome!

Depois do choque de ver que tinham ingredientes proibidos em todas as marcas no mercado, fiquei frustrada pensando como tinha deixado passar, afinal açúcar e leite em pó são apenas dois dos maiores representantes dos itens proibidos!!!

Hoje fui ao mercado onde havia lido os rótulos pela primeira vez e entendi o que aconteceu. Justamente a marca de salame que compramos não continha nem açúcar, nem leite em pó, MAS continha glutamato monossódico. Como foi logo no primeiro dia, esse ingrediente me passou despercebido. Agora eu tenho anotado no meu celular os ingredientes mais "estranhos" para conferir sempre, como por exemplo: sulfitos, carragena e o tal glutamato monossódico. Para nossa tristeza, constatamos que praticamente todos os embutidos contém um ou outro ou até mais de um. Não é a toa que sempre ouvi falar que embutidos não são saudáveis!!! ha ha ha...

Essa tem sido uma grande novidade em nossas idas ao mercado: ler rótulos! Eu já sabia que é importante ler sempre, principalmente dos alimentos ditos saudáveis para verificar se são mesmo. Mas uma coisa é você ler sem saber ao certo o que deve evitar e outra é ter informação. Na verdade é quase tão assustador quanto ler bula de remédio! rsssss...

Os autores do livro falam sobre essas possíveis "escorregadelas" no programa e incentivam que se comece a contagem dos dias do zero quando a pessoa sai da linha. Nós aqui conversamos sobre isso e consideramos nosso deslize pequeno, além de totalmente sem intenção, por isso vamos tocar o barco! (desculpe aí ao mais fiéis!!! he he...). O salame saiu do circuito e problema resolvido!

Mas nessa mesma ida ao mercado, demos outra mancada. Vimos água de côco com um preço super bom, fomos logo pegando três caixas. Quando chegamos em casa eu fui conferir os ingredientes, só de alegre, afinal é água de côco!! Mas dizia lá: água de côco reconstituída e açucares. Pô!!! Me senti a ignorante... eu acreditei em tanta coisa a vida inteira... que salame era só carne, que água de côco de caixinha era só água de côco... Afeee!!!

A partir de agora meu mantra é: ler rótulos ler rótulos ler rótulos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário