terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Dias 12 e 13 - Um dia de cada vez...

Os dias difíceis...

Eu já mencionei em algum momento que o livro apresenta uma "Linha do Tempo" com uma descrição detalhada dos sintomas de cada fase no decorrer dos 30 dias. Essa descrição tem como base a observação e depoimentos de (muitas) pessoas que já passaram pelo programa. Os autores descrevem os dias 10 e 11 como "os mais difíceis":

"... a tendência de abandonar o programa é maior nestes dias. A essa altura, o programa já deixou de ser novidade. Você ainda está lutando para criar uma nova rotina (não aguenta mais comer ovo) e, embora esteja dando tudo de si para se manter firme, agora você está incrivelmente ciente de todos os alimentos que está 'escolhendo não comer neste exato momento'. Você fica irritadiço, impaciente. É adulto e pode muito bem comer queijo se quiser... É nesse momento que você começa realmente a vivenciar o poder psicológico das suas escolhas e hábitos alimentares" (páginas 44 e 45).

Nós aqui em casa sentimos exatamente isso ontem, dia 12. Deu preguiça de preparar comida, ficamos sem idéias e parecia que não tinha mais o que inventar. Nós estamos realmente enjoados de ovo e de leite de côco e bateu até um mau humor coletivo, rssss... Mas, o que salvou, de certa maneira, foi: 1. saber que esses sentimentos poderiam surgir a qualquer momento; 2. preparar coisinhas diferentes no jantar: uma carne de porco para variar (bisteca) e uma novidade que até então não tínhamos testado, arroz de couve-flor! Já deu um ar diferente para a refeição e animou a galera! =)


Inventando moda...

O legal deste programa é que ele é bastante flexível dentro de suas possibilidades e assim dá pra ser criativo! Aliás, se tem uma coisa que sempre admirei no master chef aqui de casa foi a criatividade!! Ismael cozinha bem e adora inventar. Eu estou aprendendo a cozinhar bem e (ainda) não sou muito ousada, preciso seguir receitas. Mas tudo isso pra dizer que hoje o chef inventou uma moda que deu super certo e arrasou! O cardápio era costela assada no forno, purê de batata, salada mix de cenoura e beterraba raladas e salada verde. Para preparar o purê não queríamos usar leite de côco porque estamos um pouco cansados do sabor e a manteiga clarificada tinha acabado... então que Ismael teve a idéia de usar o caldo com a gordura que havia escorrido da forma da costela. Amassamos a batata, acrescentamos um ovo e o tal caldo. Ficou bom demais da conta!!


Organização

Rúcula, escarola e dois tipos de alface, tudo lavado, centrifugado,
fechado num pote com papel toalha para manter o frescor e prontinho para ir à mesa!

Uma das palavras que os autores mais mencionam no livro talvez seja esta, organização. E faz todo o sentido pois é gritante como percebemos sua importância conforme passam os dias do programa. Simplesmente não dá pra começar sem um mínimo de preparo, aquela abastecida na despensa e mais ou menos programar as primeiras refeições, como mencionei logo no início do blog. E com o passar do tempo, sinto cada vez mais como é importante manter os suprimentos à mão e um plano de refeições para, pelo menos, o dia seguinte. Quanto mais dias planejados, mais tranquilo. Tenho cá pra mim que o mau humor de ontem teve a ver também com o fato de a despensa estar meio defasada, as frutas acabando, nenhuma carne fresca na geladeira. Então fica a dica: organização para não deixar faltar nada. Pois é nessa hora que a gente pode meter o pé na jaca e acabar comendo qualquer coisa proibida. Dá um certo trabalho, mas nada como abrir a geladeira e ter tudo lá, lavadinho, acondicionado, prontinho pra ser devorado!!
Além da despensa e suprimentos, pra mim tem sido crucial manter a cozinha organizada também. Acho que nunca estive tão "caxias" em relação a pia vazia e limpa e cada coisa em seu lugar. Quer me ver de mau humor é eu acordar de manhã e, ao descer para preparar o café da manhã, dar de cara com zona na cozinha! Sei que isso é bem particular de cada pessoa, mas eu só consigo pensar em preparar qualquer coisa quando começo do zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário