domingo, 12 de fevereiro de 2017

Dias 16 e 17 - Aventuras culinárias

Historicamente eu não tenho uma relação de amor com a cozinha. Já tive uma relação de desprezo, do tipo não sei cozinhar e pronto, não é pra mim; depois passou a uma relação um pouco forçada, eu precisava frequentá-la de vez em quando para preparar algo, porque nem sempre maridón podia assumir, mas nessa época nós comíamos muito fora de casa; até que com a chegada do filhote, nós decidimos comer mais em casa, para Joaquim não crescer achando que cozinha servia só pra passar café e descascar frutas... Mas acho que minha relação com a cozinha começou a mudar mesmo quando mudamos de um apartamento para uma casa.
Primeiro porque não temos mais um restaurante buffet por quilo em cada esquina num raio de um quilômetro. Segundo porque planejamos a nossa cozinha, dentro do espaço que tínhamos, do jeitinho que a gente queria, com acessórios que a gente sonhava. Terceiro porque agora temos uma horta, e é mágico colher temperos e folhas enquanto se está preparando uma refeição. E finalmente, porque o filme Julie & Julia e programas a lá Cozinha Prática, Master Chef e outros do gênero despertaram a cozinheira adormecida dentro de mim! kakakakaka...


Pimentões, tomates e cebolinha crescendo na horta!


Acho que eu já evolui um tanto, e sei que tenho muuuuito que aprender ainda, mas já faz algum tempo que tenho me aventurado mais, ousado mais e acertado bastante. Agora, durante este programa de 30 dias, tenho me sentido inspirada! Principalmente por me deparar com tantas opções de receitas lindas e saudáveis. Não que eu esteja super colocando a mão na massa, porque da inspiração à ação pode levar um tempinho, he he... mas às vezes me pergunto porque não pensei nisso antes!! Muitas das receitas e dicas são coisas simples que para algumas pessoas pode até parecer óbvio, mas pra mim soam como a invenção da roda!

Quer ver um exemplo bem bobo? Joaquim adora picolé. Eu tenho um jogo de forminhas em casa e de vez em quando a gente fazia, mas eu não inventava muita moda, era sempre de morango, adoçado porque a fruta é um pouco azedinha, abacaxi ou manga. Até que um dia, na casa de uma amiga, vi que ela misturava frutas e para adoçar usava banana. Genial! Isso pra mim foi uma descoberta e tanto. Nunca mais adocei os picolés, e temos inventado misturas bem legais por aqui. Pra ver como as noções são básicas por aqui, rssss...

Por essas e por outras tenho achado o máximo preparar coisas novas como chips de legumes, arroz de couve-flor, macarrão de palmito ou abobrinha (o segundo ainda não fizemos, mas tá na lista!), tapioca, etc.

Apesar de o assunto "preparar refeições" tomar grande parte do nosso dia neste programa, a mudança de paradigmas culinários vai mudando a ponto de dar vontade de ir pra cozinha mesmo entre uma refeição e outra. Tá, isso é raro, mas ontem deu vontade de fazer uma coisinha diferente, nessa vibe saúde, de lanche para o Joaquim. Fiz meus primeiros cookies da vida! Receita de Pinterest, só banana e aveia!!! Ficaram bonitos, eu não provei por causa da aveia, mas Joaquim descreveu assim: "no começo é um pouco estranho, mas vai ficando bom... minha nota é 8!", rssss...

Meus cookies de banana e aveia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário